sábado, 13 de outubro de 2007

Juri Simulado e ARTE!

JÚRI SIMULADO CONDENA REITOR DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ



Clique para
ampliar.

No dia 10 de outubro a Fundação Santo André viveu um dos ápices do movimento que exige entre outras reivindicações a saída do reitor Odair Bermelho da instituição, e que ficará marcado na história da faculdade. Foi organizado um Júri Simulado, que responsabilizou o reitor por ter chamado a polícia e permitido que a Força Tática invadisse a reitoria e expulsasse os estudantes. Ele aconteceu na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em torno das 20h, contando a presença de cerca de 700 estudantes e professores que lotaram o auditório e o pátio do prédio – onde foi instalado um telão.

Após uma explicação do que se tratava o Júri, como ele estava estruturado e em que se inspirou (recentemente, na PUC-SP, julgou-se e condenou-se Erasmo Dias como responsável pela violenta desocupação da reitoria da PUC em 1977, em plena ditadura militar), o Dr. Arthur Pinto Filho, Promotor Criminal da Capital; Assessor da Escola Superior do Ministério Público que representava o juiz, chamou as testemunhas para prestar depoimento - alunos que participaram da ocupação da reitoria e vivenciaram a retirada dos estudantes da FSA pela polícia.

Lídia Moura, Reinaldo Chagas e José Dalmo foram interrogados tanto por Roberto Tardelli (promotor do Tribunal do Júri da Capital), que representava a promotoria, quanto por Yvan G. Miguel (Coordenador do Núcleo Advogados do Povo de São Paulo), fazendo o papel da defesa.


Clique para ampliar.

Relatos das testemunhas:
Eles relataram em suas respostas, entre outras coisas, que realizaram a ocupação da reitoria como forma de manifestar sua indignação perante a proposta de aumentos de mensalidades realizada pela reitoria três dias antes – sendo isto um estopim, pois havia uma série de outros descontentamentos em relação à faculdade, que a ocupação foi decidida em assembléia geral de cursos, que não tinham a intenção de depredar o prédio, assumindo a responsabilidade apenas pela danificação de uma fechadura e uma porta, que não pretendiam ficar permanentemente no prédio, mas apenas até o momento em que pudessem negociar suas reivindicações, que não portavam armas, drogas e que não havia membros estranhos à instituição no prédio. Disseram ainda que a entrada da polícia ocorreu depois de um breve diálogo que não abria possibilidade de negociações, apenas pedia a retirada dos alunos, e que os policiais entraram atirando bombas de efeito moral e de estilhaço, dando tiros de borracha e agredindo os estudantes com cassetetes,– o que os obrigou imediatamente a fugir do prédio, pulando o muro e sendo acolhidos pelos vizinhos, o que os permitiu fugir pela rua detrás da faculdade, onde outros policiais os aguardavam. O saldo foram alunos com escoriações e até ferimentos que sangraram, além de sete alunos fichados na delegacia.

Posteriormente, Roberto Tardelli realizou sua fala, com calorosos argumentos de acusação. Disse que a violência usada tinha a intenção de causar o medo nos estudantes, mas redundou, ao invés de medo, em mais indignação. Comparou a situação da Fundação à Alemanha da década de 30, quando surgia o nazismo, pois em ambas a tirania não se instalou de repente, mas aos poucos. Também fez um paralelo com o Senado do país, cujo presidente (Renan Calheiros – não mencionado nominalmente) insiste em permanecer em um cargo, cuja gestão está apodrecendo e todos vêem, menos ele. Por fim, afirmou que os estudantes não pleiteavam fins particulares, não portavam armas nem drogas, por isso não deveriam ser tratados como caso de polícia, que se o reitor criou para eles uma situação de perigo, ele é responsável por ela, política e juridicamente e afirmando que a saída de Bermelho da reitoria era a única forma dele salvar sua biografia. O promotor ficou conhecido após conduzir casos polêmicos, como a prisão do deputado federal Paulo Maluf e o assassinato dos pais de Suzane Von Richthofen.

Após Tardelli, foi a vez do advogado Yvan, que cumpria papel de defesa do reitor (Odair Bermelho não compareceu nem justificou sua ausência). Argumentou que a desocupação da reitoria foi a melhor lição de democracia que os estudantes poderiam ter, por democratizar à classe média a violência policial que é restrita às periferias, comparando a ocupação à situações dos sem terra por exemplo. Baseou a defesa da desocupação no direito à propriedade (esquecendo-se entretanto que o prédio da reitoria não é propriedade particular, mas municipal). Afirmou ainda que a saída do reitor deveria ser uma atitude tomada por ele, se assim o desejasse, não o resultado de um julgamento, pois desta maneira estariam respeitados seus direitos individuais.

O tribunal terminou com a decisão dos sete jurados, que justificaram seus votos. A decisão foi unânime: condenação de Odair Bermelho a sair da reitoria. O juiz leu a sentença e a emoção e sensibilização presente durante todo o júri tomou conta do local, impulsionando os alunos e professores a acreditarem cada vez mais na necessidade e na possibilidade da queda do reitor Odair Bermelho como condição de uma FSA melhor.

Jurados:
Hamilton Octavio de Souza (Chefe do Depto. de Jornalismo da PUC-SP); Fausto Aguiar Arruda Filho (Presidente do Conselho Editorial do jornal “A Nova Democracia”); Aloísio Alves da Silva (Presidente do Sinpro-ABC), Dra. Rosana de Lucca (Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-Ribeirão Pires; Coordenadora da Comissão da Mulher na Política da OAB-Seccional São Paulo); Dr. Thiago Henrique de Assis Mondoni (advogado); Lúcia Rodrigues (professora de jornalismo) e Dr. Nilton César da Costa (Presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB-Ribeirão Pires).

Seguem alguns trechos filmados:
Em breve teremos um dvd pronto, com uma qualidade superior as filmagens que se seguem.



Exposição na FAFIL...



Clique para ampliar.

Os estudantes do acampamento na Fafil promoveram uma mostra com obras e quadros do artista Gontran Guanaes Netto, vice-presidente do Museu Internacional Contra o Apartheid e membro da Brigada Internacional de Pintores Anti-Fascista e professor de arquitetura da Universidade de Nantes, na França.

“Esses estudantes representam a vanguarda da sociedade brasileira, e não lutam apenas pela melhoria da educação, mas sim pelo futuro do Brasileira. Dou meu total apoio à esses jovens fantásticos que estão transformando a sociedade”, afirmou Gontran.
Acesse: http://www.gontran.org/

26 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao movimento!! Estão teno ótimo resultado!!

FORÇA!!

Anônimo disse...

É muito interessante tudo isso, mas oque isso ajuda a derrubar o Reitor? HEIN?????

Anônimo disse...

Fora reitor-malfeitor!!!

É isso ae!!!

Que no juri de verdade.... tudo seja resolvido, esse cara tem mesmo é que ser CONDENADO!!!!!!!!!

Parabéns ao movimento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Daora... as oficinas culturais do movimento só se expandindo... agora pelo visto criaram OFICINA DE TEATRO, pois teve o Teatrinho de Juri
francamente...

Anônimo disse...

É muito interessante tudo isso, mas oque isso ajuda a derrubar o Reitor? HEIN?????

Anônimo disse...

no mínimo vc não estev lá para saber COMO aconteceu o juri.......

não comente nada, se não souber das coisas...

apareça na faculdade, TURISTA!!!!!!!!!

Anônimo disse...

VIVA O MOVIMENTO!!!!!!!!

Anônimo disse...

À LUTA!!!!!!

ATÉ O FIM DESSE CARA!!!!!!!

doutor, eu não me engano, o odair é um tirano!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Fui estudar na Fundação, roubaram o meu dinheiro e apanhei que nem ladrão!

FORA ODAIR E SUA CORJA!

Anônimo disse...

ESSE MOVIMENTO, SERÁ REALMENTE 1 REFERÊNCIA, PARA OS MUITOS QUE VIRÃO...
PESSOAS REALMETE DE VIGOR, LUTAM, E NÃO SE CANSAM...
PASSEI POR AÍ, E PUDE APRENDER MUUITO COM CADA 1 DE VOCÊS...MESMO DE VERDADE...
DESDE FRASES QUE AÍ LI (PROFUNDÍSSIMAS) COMO "EU TE AMO"...
ATÉ CONVIVER COM PESSOAS MAIS VIVIDAS DO QUE EU...
PARABÉNS, PROFESSORES, ALUNOS, E DEMAIS, QUE APOIAM MOVIMENTO...
MUITÍSSIMO OBRIGADO A TODOS...

Anônimo disse...

COITADINHO DE VC!!!!

NÃO FUI POR GRAÇAS À DEUS ESSA PALHAÇADA DE VCS NÃO AFETOU MEU CURSO E EU ESTAVA TENDO AULA!!!

POR SINAL ALGO MUITO MAIS INTERESSANTE DO QUE ESSA PERDA DE TEMPO INÚTIL DE VCS!

Anônimo disse...

Uhuuuuuuuuuu, cada dia melhorrr!!!


VIVA O MOVIMENTO, VIVA A GREVE PARA TIRAR O ODAIR!!!

e os pessimistas que morrammmm, eles não desanimam NINGUÉM!!!


FORÇA amigos!!!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

quanta piada em uma faculdade só...
Esse juri totalmente tendencioso... ridiculo... vão estudar mulekada..
vcs são MULEQUES mesmo....

Quando for para discutir alguma coisa séria e realmente for para algo contrutivo e para o bem de todos, e não voltado para polítícos sem escrupulos, eu participo e apoio totalmente.

Mas essa palhaçada... puts.. muito idiota... pra apoiar um movimento assim tem que ter merda na cabeça.

Anônimo disse...

EU APOIO O MOVIMENTO!!!!!

Anônimo disse...

eu também!

afinal, não gosto de ser roubada, nem de ver colegas apanharem da polícia, nem de ver minhas professoras sendo demitidas do nada, nem de ver o curso que faço acabando pouco a pouco.

Anônimo disse...

Anônimo disse:

....

Esse juri totalmente tendencioso... ridiculo...

....



Tendencioso!? Tendencioso é pouco! Até o advogado de defesa, pasmem, estava lá para acusar o réu!

Esse movimento é o mais sem noção que eu já vi... Também das coisas organizadas pelo PSOL e PSTU o que mais poderiamos esperar!? Ah! Esqueci de comentar que os inúteis do DAHG também participam da falcatrua...

Nunca vi um DA tão desestruturado... Uma vergonha para a FAFIL. Eu não criei uma chapa para concorrer pois eu não quero compactuar com os porcos.

UAHSuaSHuaHSUHAUS

Anônimo disse...

O MOVIMENTO ESTÁ DE PARABÉNS, E O MELHOR: ELE CONTINUAAA!!!!

Anônimo disse...

pois bem gente! até agora foi tudo divertido, legalzinho, todo mundo descansou, mas agora está na hora de terminarmos o ano letivo né!
vamos voltar às responsabilidades né!

Anônimo disse...

Vamor ter responsabilidade com o ensino público e de qualidade para todos!

Fora Odair!

A greve continua!

Anônimo disse...

A tua falta de vontade me fortalece!!!
alunos turistas e mal informados infelismente!!!
Porém FELISMENTE muita gente aprendendo a ser um cidadão de verdade, lutando no mínimo por seus direitos e deixando de ser EGOÍSTA, pois amigos, no final até quem mais nos repudiou derá beneficiado!!!
Viva os estudantes que lutam por dignidade dentro da sua própia faculdade!!!
Quanto aos demais, terão que engolir nossa luta e degustar de nossa vitória, pq querendo ou não será beneficiado, já que é "estudante".

CADA DIA MAIS O MOVIMENTO CRESCE E A VERDADE PREVALESCE!!

OBRIGADA POR ESTAREM ME PROPORCIONANDO TODO ESSE APRENDIZADO E CONTINUAREM AO MEU LADO!!!

Anônimo disse...

TOMARA QUE A FACULDADE MELHORE EM ALGUMA COISA...RSRSRS.....VOU RECEBER OS LUCROS FICANDO EM CASA...HAHAHAHHAHA

DORME NAS BARRACA SEUS FEDIDOS...RSRSRSSRR...BANHO QUE É BOM..HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Anônimo disse...

Estou aprendendo muito com o movimento....pois estou utilizando os dias da paralisação para finalizar o meu TCC que estava perdido....era DP na certa!!!!

obrigado grevistas por me proporcionar esta nova chance...

qquer dia eu passo na favela que vcs montaram na FAFIL pra pagar uma caninha pra todo mundo.

Anônimo disse...

E viva a ignorância!!!

Parabéns alunos de merda que não lutam nem por eles mesmos.

A hora que não restar nada, vão se contentar com as ruinas e assim vai o nosso país de elites encostadas, sustentadas pela massa.

É de rir a ignorância de vcs!!!
Continem em casa navegando na net em ves de vir aqui fazer melhor!!!

hahahahahaha... me mato de rir.

Anônimo disse...

Parabéns ao movimento que resiste há mais de um mês!!

Composto por pessoas fortes e com disposição para derrubar o reitor, aturar seus ataques e ainda por cima treinar a paciência com a ignorância que, infeliizmente, domina a mente de alguns alunos!

O mais triste é que as críticas são infantis e egoístas, além de preconceituosas! principalmente por virem de universitários....o que vocês estão aprendendo na faculdade, como cuidar do próprio umbigo? olhem, existe um mundo ao redor de vocês!

e viva o movimento, que luta por uma causa comum, a educação, o que muitos não conseguem entender pois só se movem por fins particulares e mesquinhos!!

Anônimo disse...

MEU FILHO É ESTUDANTE DA FUNDAÇÃO...
ESSA SITUAÇÃO TEM QUE SER RESOLVIDA DA MELHORMMANEIRA POSSÍVEL, E SEM A VIOLÊNCIA QUE A POLÍCIA TEM UTILIZADO, NOS ULTIMOS DIAS...
OS ESTUDANTES TÊM O DIREITO DE SE MANIFESTAR,COM GREVE OU SEM ELA...
O MAIS VERGONHOSO, É TER QUE FICAR ARCANDO COM DESPESAS, QUE ATUALMENTE, NÃO PODEMOS PAGAR(MENSALIDADES ALTÍSSIMAS), E UM SER TÃO FRIO,INCAPAZ, SEM ESCRÚPULOS NENHUM,COMO O REITOR - ODAIR - BERMELHO - CONTINUAR SOLTO, COMO SE NADA TIVESSE FEITO...
TEM QUE SER CONDENADO, E RESPONDER POR SEUS ATOS DE"MAL-FEITOR", POR TODO O SANGUE DERRUBADO DE ESTUDANTES DESSA MESMA INSTITUIÇÃO, ALÉM DA OMISSÃO DE OUTROS, QUE NEM ME É LÍCITO CONTAR AQUI NESSE ESPAÇO...
FORA ODAIR. . .
FORA ODAIR...
FORA ODAIR BERMELHO. . .
POR SUA GESTÃO MAL ADMINISTRADA,
PRA NÓS, VIZINHOS DA FUNDAÇÃO, VC NÃO PASSA DE UM MULEKE INCONSEQUENTE, E FALTO DE RESPONSABILIDADE E CARÁTER...
ESPERO QUE O JURI CONDENE-O E O AFASTE DO CARGO, SEM TEMER AS REPRESÁLIAS, QUE VÊM SENDO ASSUNTO DE CHACCOTA POR TODDA A CIDADE DE SANTO ANDRÉ, E MOTIVO DE VERGONHA PARA TODOS NÓS, MORADORES DA CIDADE...
FORA ODAIR!!!

Anônimo disse...

O ODAIR, SÓ CAI, SE HOUVER REALMENTE UMA MOBILIZAÇÃO GERAL DA FUNDAÇÃO, E UMA CONSCIENTIZAÇÃO, DA POPULAÇÃO DAS CIDADES DO ABCD...
SERÁ QUE VCS NÃO ENCHERGAM, QUE TÊM GENTE MUITO MAIOR DO QUE ELE, POR TRÁS DE TUDO ISSO, E O PIOR DE TUDO, BRINCANDO COM VIDAS...
É UM DESCASO, E UMA VERGONHA PARA A NOSSA POPULAÇÃO, TER DE AGUENTAR TUDO ISSO,E AINDA MAIS, CALADOS...
ESTAMOS TOTALMENTE IMPACIENTES COM TODDA ESSA SITUAÇÃO, E ROBALHEIRA NA FSA...
FORA ODAIR BERMELHO!!!
FORA >>>""!!!
FORA ODAIR - LADRÃO!!!