segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Suplicy - Reunião Paço.




No último sábado, o Senador Eduardo Suplicy veio à Fundação Santo André, com a intenção de estabelecer um diálogo entre os estudantes e professores, que exigem a saída do reitor, e o próprio reitor Odair Bermelho. Também estiveram presentes como convidados o Deputado Federal Ivan Valente, o presidente da Câmara de Santo André, José Montoro Filho (Montorinho), o presidente da Associação dos Docentes da Usp, Otaviano Heleni, o diretor do Sinpro, Helio Rios, e um representante da organização Tortura Nunca Mais, além do advogado dos alunos e professores, Dr. Yvan Miguel. A atividade reuniu cerca de 650 pessoas.
Com exceção de Suplicy, que preferiu intermediar um diálogo entre as partes, articulando uma reunião (na hora, fazendo os convites pelo celular) entre o prefeito João Avamileno, os pré candidatos à prefeitura de Santo André, Vanderlei Siraque e Ivete Garcia, o reitor Odair Bermelho e comissões de alunos e professores para às 15h30 desta segunda-feira (22), todos os presentes afirmaram que a saída do reitor é necessária, que não é mais possível o diálogo com o mesmo depois de todas as atitudes que tomou:

Montorinho:
"O diálogo está muito difícil, o reitor é uma pessoa difícil(...) A Fundação é tudo na vida de Santo André, particularmente na vida dos estudantes e professores, e tem uma administração que não dialoga (...) Não vejo outra saída que não seja o afastamento definitivo do reitor". Ele comparou o reitor à Renan Calheiros - que depois de tantas pressões para deixar o cargo acabou pedindo o próprio afastamento - provavelmente sugerindo que o reitor fizesse o mesmo.

Dr. Yvan Miguel:
Sobre a reintegração: disse que a própria liminar de em posse da polícia no dia da reintegração não foi cumprida, pois a mesma determinava desocupação dos prédios - Fafil, Anexo II e Colégio - mas os alunos e professores presentes foram obrigados a sair do prédio e ficar na rua (como era madrugada não havia ônibus). "A única forma de solucionar a questão da FSA é a saída do reitor, o diálogo não é mais possível"

Deputado Federal Ivan Valente
Elogiou a luta dos alunos e professores como um "exemplo de resistência, tenacidade, garra e luta pela democracia". Disse ainda que "o reitor não tem mais condições morais, políticas nem acadêmicas de estar a frente de qualquer instituição de ensino." Enfatizou que a fundação é uma faculdade pública, questionando como pode ser requerida uma reintegração de posse pela reitoria. Comentou que havia conversado com o reitor da USP quando a reitoria de lá havia sido ocupada, e disse que a mesma mensagem vale para o reitor da FSA: "Um reitor que chama para entrar no capus pode cometer um erro sem volta em sua vida acadêmica (...) o campus universitário é sagrado, é local de estudantes, professores, do saber!"
Ressaltou que "foi a força do movimento que manteve a pressão até agora´, ela é indispensável para a resolução da situação" e finalizou: "Como pode o reitor chamar a tropa de choque duas vezes e depois querer o diálogo? Ele tem que sair! (...) a saída do reitor será inevitável".

Ainda foram lembradas diversas situações e problemas, nas falas de alunos e professores e pais de alunos:

- a demissão de 6 professoras realizada pelo reitor há poucos anos por questionarem questões administrativas da instituição;
-que depois de serem readmitidas (através de um processo trabalhista) a forma de "diálogo" do reitor ao longo dos anos tem sido processos;
- que, ao contrário do que o reitor afirma, muitos alunos da FAECO e FAENG apóiam a saída do reitor, mesmo que não estejam em greve, pois seus prédios também possuem graves problemas administrativos e acadêmicos,
- que não é um grupo minoritário da Fafil que está em luta ( o reitor afirma que são cerca de 150 alunos e 40 professores, mas ele está com os dados errados, já que são cerca de 150 professores e 5.000 alunos com as atividades paralisadas, querendo sua saída do cargo - sem contar os alunos que, mesmo sem estarem paralisados, defendem a saída do reitor);
- que existem diversas ingerências nos três prédios, como diretores e coordenadores de curso colocados nos cargos sem eleições ;
- que o Colégio da Fundação Santo André também está em luta contra o reitor;
- que há uma série de protestos em universidades públicas de todo o país, que refletem que os problemas do ensino superior vive não se limitam à FSA;
- projetos de convênio /pesquisa foram cortados arbitraria e inexplicavelmente pela reitoria da faculdade, quando beneficiariam alunos, profesores e comunidade (um dos convênios estabelecido com uma universidade do Canadá e um dos alunos que havia ido para outro país como bolsista do projeto terá que voltar);
- Que a suposta comissão de diálogo montada pelo reitor há um mês, segundo conversa dele com Suplicy no telefone, na verdade trata-se de um grupo de pessoas ligadas a Bermelho (há 2 professores de cada prédio nesta comissão de diálogo, escolhidos pelos DIRETORES. Os 2 integrantes da fafil são parentes da diretora - cunhado e irmã).
- Foi pedido a Suplicy que não agisse apenas intermedianto um diálogo, mas que entrasse na luta contra o reitor.

Em assembléia, realizada após a atividade com o Senador, foram definidas as pessoas que irão compor as comissõees de alunos e professores para a reunião de segunda. Decidiu-se não realizar a passeata que estava programada, pois a atividade acabou depois das 18h.

Reunião segunda-feira
Senador Eduardo Suplicy, Prefeito João Avamileno, pré-candidatos à prefeitura de Santo André, Vanderlei Siraque e Ivete Garcia, reitor Odair Bermelho, 6 alunos e 6 professores da FSA
Concentração: 15h no Paço Municipal de Santo André
Assembléia geral - Segunda-feira às 19h30 na Fafil

Assistam o vídeo que mostra o histórico da greve na FSA, carregue os 2 vídeos antes de começar a assistir, pra que não haja interrupções.

Se assim preferir, faça o download, distribua. São 2 arquivos de extensão *.rar que necessitam do programa Winrar para abrir, também disponível no nosso arquivo.
Download parte 1. Download parte 2. Winrar.

Teremos disponível em DVD na FAFIL.

Parte 1:

Parte 2:

16 comentários:

Bar do Augusto disse...

Caros companheiros, companheiras e futuro Reitor Zé:


Espero que este Dudu "Green Hair Papito" Suplicy realmente faça algo de bom. É interessante a turminha do Senado aparecer e interver. Mas será que isso sairá da conversa, do marasmo? Teremos uma atitude FORTE mesmo??


Ahhhhh, digo-mais ainda: Será este um ponto, da união de alunos e professores, para após a queda do tirano Odair Pentelho, nos unirmos com outras universidades e pedir Impeachment do Lula??? Olha que ele é contra o Diploma.

Na luta, seja pelo amendoim com cerveja ou pela qualidade de ensino!

Adonis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bar do Augusto disse...

Só apoiam da boca pra fora. Enquanto eles garantem o ano, nós perdemos o ano. Boa adesão!!

E ai Zé, cade você?

Adonis disse...

A intervenção do Suplicy é resultado da luta dos estudantes e o pai do papito com toda a sua paciência provocou o diálogo que o reitor nunca teve. Em papo com o senador o reitor tentou minimizar, mas sabemos que FAECO e FAENG apóiam a saída dele. Parabéns ao movimento que segue firme e forte na luta!
A GREVE CONTINUA, REITOR A CULPA É SUA!

Anônimo disse...

Sugiro fazerem um abaixo assinado, acredito que muitos participariam e reforçaria, numa estimativa númerica, o apoio à resistência.

http://www.abaixoassinado.org/
É grátis!

Notícias de Botequim disse...

As pessoas que vêem aqui criticar, deveriam parar de só verem defeitos nos atos cometidos pelo movimento, PQ SIM, ELES EXISTEM! SOMOS HUMANOS E FALHOS, E TRANSFORMAREM ISSO TUDO EM BENEFÍCIO PARA ELES MESMOS, SENDO NO AMENDOIM COM CERVEJA NO BAR QUE HOUVE UM MAU ATENDIMENTO, OU NA LUTA PELA QUALIDADE DE ENSINO.TENHO A CERTEZA ABSOLUTA QUE EM AMBOS, A SITUAÇÃO FUTURAMENTE MUDARIA!
Mas, como cansa PENSAR e AGIR hein gente?!
É mais fácil o pagamento e a submissão!
PARABÉNS!
Ngm aqui, acredita no Papito cegamente, ele é um artifício, uma maneira, um modo, para conseguirmos a reunião que não foi feita antes e que ele poderia ter trabalhado no caso e ele poderia sim, ter sido resolvido há um tempão atrás...E NGM ESTARIA SEM AULA CRIANÇAS!

Bom, não vou mais gastar lábia com gente que GOSTA de ser SUBMISSA E FAZ QUESTÃO EM SER BURRA E TER UMA POSIÇÃO CONFORTÁVEL DE CRÍTICA SÓ NA MESA DO BAR, MAS, QUE NÃO LEVANTA O POPOZÃO DA CADEIRA!

MUITO BOM O VÍDEO!
PARABÉNS POSTADOR!

Tiago Lavorato disse...

Atualizem o blog! O que aconteceu nesta segunda-feira!?

Abraços

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o "amigo de botequim" e ainda assim adiantem os fatos do que aconteceu nessa segunda-feira!
Abracos!

Unknown disse...

Fiquei impressionado com o vídeo, foi difícil não chorar ao assistí-lo. Gostaria de parabenizá-los e solicitar maiores informações sobre os acontecimentos desta segunda feira.
Até!

Unknown disse...

Realmente "notícias do botequim" concordo com vc...todo mundo erra, ainda mais qdo se é "UM MANO"...portanto, galera parem de ficar criticando o movimento...alguém por aqui por acaso faria melhor? Tem alguém aqui q faça dança do ventre? Se tem fala pô...faça aí um movimento melhor!

Unknown disse...

Snif Snif...Snif Snif...
Gente acabei de ver os vídeos e assim como o companheiro Vladmir foi díficil não chorar...não consegui conter as lágrimas! Snif Snif...Estou chorando copiosamente agora! Buááááaááááááááá Buáááááááá

Em muitas das assembléias e protestos q foram mostrados eu estava presente, mas em algumas eu não pude ir...por exemplo, na passeata de sábado, pois eu estava de tênis e não de chinelo...aí não fui para não descaracterizar o movimento...Snif snif

Realmente foi muito emocionante o montinho coletivo feito em frente à prefeitura de Sto André e sinto muito por não ter participado!

Qto ao Juri "Dissimulado", nesse eu estava presente e aplaudi a unanimidade da condenação do Reitor, pois nunca tinha visto uma unanimidade tão unânima na vida onde até o advogado de defesa do Reitor era contra o mesmo. Snif snif

Agora vai aqui a minha sugestão...adorei a trilha sonora dos vídeos, mas acho q na parte de fala sobre o CHOQUE vcs poderiam colocar essa música (vai só um trechinho dela)...

"Chegou a Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, e também vai pegar você
Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, e também vai pegar você

Chega pra lá, chega pra lá
Tô chegando e vou passar
Cheguei de repente, vai ser diferente
Sai da minha frente
Sai da minha frente meu irmão, não
Não vem com isso não
Tô chegando é de ladrão
Porque quando eu pego eu levo na mão
Não mando recado vou na contramão

Num dá bobeira não
Cê tá na minha mão, segunda - feira é só história pra
contar
Não vem cum idéia não
Não quero confusão
Mas vamo junto que hoje o bicho vai pegar"

Tenho também outra sugestão. O Dudu Papito Suplicy, o Lulala, o AvámilhoEMO? e tantos outros já se pronunciaram sobre o caso da Fundação...Pq agora a gente não chama o bom velhinho Papai Noel pra vir ajudar a gente tb? Quem sabe ele dá um jeito da gente não perder o ano? Ah gente eu acho q não custa tentar...snif snif

Anônimo disse...

Por falta de um mané, agora veio toda a turma de manés?!
Esses com suas "super críticas construtivas" como os "augustos" que vem aparecido por aqui... e agora pra ajudar "cha che chi cho chu", o que querem agora, serem mais "críticos" que "o caro amigo" Arnaldo Jabor? A cada nova que leio aqui fico mais é indignado com a falta de informacao e condicao psicológica para o entendimento dos fatos. Esses que querem por em pauta a discussao sobre um tal "movimento" sendo que este NAO É o que se deve ser discutido...

Notícias de Botequim disse...

Aceitem, o MOVIMENTO já existe e não são vocês SUBMISSOS E OMISSOS que vão derrubá-lo, pq vcs são uma minoria e se são a maioria, não sabem como promover uma reunião, não sabem o mínimo de mobilização, deveriam assistir a umas aulas nas Assembléias, nas manifestações...Vcs são tão limitados que não conseguem se aproveitar de uma situação e virar o jogo para fortalecer o lado do PESSOAL NÃO E ANTI-VAGABUNDO QUE QUER TER AULA, MAS, DANÇA FUNK ATÉ O CHÃO DE SEXTA-FEIRA NA SALA 34, PQ DE SEXTA ESTAMOS LIVRES DE AULA! SEXTA PODE!
As pessoas que estavam contra o movimento, deveriam ter participado como ouvinte e espectador para pelo menos criar argumentos e conclusões palpáveis anti-movimento...Mas, vcs são tão mesquinhos e vis que nem servem para desenvolver um raciocínio lógico e de base!

Para de digitar e vai lá na FSA falar, botar a boca no trombone e ser 1/3 machos do que vcs são (ANÔNIMOS) aqui no blog!


Nathália.

Unknown disse...

Caros Companheiros...

É com muita alegria q leio os informes sobre a programação dessa semana e vejo q teremos mais uma festa na sexta-feira e com VÁRIAS bandas. Afinal de contas ninguém é de ferro e com uma semana tão cansativa como a nossa é preciso mesmo ter um dia para relaxar, esquecer dos problemas e das nossas obrigações. Aí companheiro Augusto é uma ótima oportunidade para vc ganhar um extra, hein?
Vamos lá pessoal...espero todo mundo lá, hein? Vamos fazer o q a nossa companheira "notícias do botequim" falou, vamos descer até o chão, mas tem q ser até o chão mesmo, hein! CHÃO CHÃO CHÃO CHÃO CHÃO CHÃO

Vamos brincar de CHE!!!! disse...

vai descendo até o chão!!!!!!!

FEBA disse...

mais uma vez me enojo com esses anonimos infantiloides!

Meus alunos do ensino m�dio tem se mostrado mais preocupados do que eles. Tamb�m, n�o � para menos!!! Pessoas que n�o s�o beneficiadas por "paitroc�nios" sabem o valor que as coisas t�m!