sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Reitoria mente denovo...


A Reitoria liberou uma nota ontem fazendo uma série de acusações sérias, as fotos e informações aqui divulgadas têm como objetivo mostrar à sociedade como um todo, a que ponto chega a truculência do reitor da F$A.

"O arrombamento e a invasão por um grupo de alunos da FAFIL e de pessoas estranhas à comunidade universitária"

Haviam estudantes de todos os prédios tanto na assembléia que decidiu por ocupar a reitoria quanto na própria realização da ocupação. Veremos o comentário na última foto, mas as únicas pessoas estranhas à comunidade universitária que adentraram a reitoria, foram os carniceiros do batalhão do choque.

Quanto à questão dos aumentos, é obvio que o reitor tentará fazer de tudo para dizer que não eram propostas reais, os alunos dispõem de documento assinado pelo pró-reitor de graduação sobre essa proposta de aumento. Até a imprensa já recebeu uma cópia desse documento.

"Durante todo o período de invasão, funcionários da Fundação Santo André mantiveram contato com os manifestantes com o objetivo de estabelecer um diálogo, o que foi de pronto recusado pelos líderes do movimento, sob o argumento de que “não tem conversa, quem manda aqui somo nós” para que fosse levado como recado para o Reitor. Esse esforço para o diálogo continuou e foi mantido pelos policiais, que também não tiveram sucesso. "

Já foi dito no blog do professor ricardo alvarez que não houve nenhuma intermediação por parte de funcionários da reitoria entre o choque e alunos para tentar negociar de uma forma coerente. Veremos nos "registros fotográficos" (palavras da reitoria.) abaixo, que há uma diferença entre a realidade e a versão fabricada pela reitoria do ODAIR BERMELHO.

Quem quer ver a nota completa e seus registros fotográficos, clique aqui.

Clique nas fotos para ampliá-las!










Câmara cria comissão para averiguar denúncias na FSA e pede afastamento de reitor

Em mais um dia de paralisação das aulas em manifestação contra o aumento de mensalidades, precarização do ensino, repressão policial e pela saída do reitor Odair Bermelho, estudantes e professores acompanharam reunião na Câmara ontem (20) às 15h, na qual os vereadores aprovaram a instauração de uma Comissão para Assuntos Relevantes que apurará as possíveis irregularidades na atual administração da FSA. Encaminharam também um pedido de afastamento temporário do reitor até o fim das investigações ao prefeito da cidade, João Avamileno, e ao Conselho Diretor, instância máxima de decisões da faculdade.
No período noturno houve uma reunião do Comando de Greve, que decidiu pela realização de aulas abertas à noite, formou de comissões de diálogo com estudantes da Faeco e Faeng, comissão para participar de encontro de Faculdades pagas sábado, no Centro Cultural Vergueiro. Além disso, será realizada uma passeata unificada com os professores no o próximo sábado (22), reafirmando as reivindicações em relação às mensalidades, saída do reitor e qualidade de ensino, além de cobrar que o prefeito manifeste publicamente seu posicionamento em relação à saída do reitor, ao invés de colocar-se como mediador da situação.
Em reunião entre o prefeito João Avamileno e o reitor, na última quarta-feira, tomou-se conhecimento de que o órgão competente para destituir o reitor do cargo é o Conselho Diretor da Faculdade, e não a prefeitura. No mesmo dia, em assembléia com participação de estudantes das três faculdades, FAFIL, FAECO e FAENG, foi decidida a manutenção da paralisação até o atendimento das reivindicações e a pressão aos membros do Conselho Diretor da FSA pela saída do reitor. Apesar das tentativas de desunir e reprimir estudantes por parte da reitoria, a greve vem se fortalecendo com a adesão de mais salas, como o 1º ano de economia e salas de RI.

4 comentários:

Jessica disse...

Estava aqui me perguntando por que estou tão chateada com essa história toda que está rolando na FSA. Realmente... Uma amiga me disse que eu não posso me deixar levar por essa raiva... Acho que é verdade mesmo... Dizem que cada um tem o que merece... E agora entendo porque esse país é uma MERDA...
Imagina... Um movimento tão pequeno se comparado com os movimentos que o país necessitaria para sair dessa situação de morbidez que está... E não conseguimos juntar todo mundo... Juntar as forças... FAECO, FAFIL, FAENG... Ou FSA... Já que dizem o tempo todo que somos a mesma instituição... Às vezes acho que escolhi o curso errado... Não por não gostar... Mas por ver a atitude das pessoas... A FAECO é diferente mesmo da FAFIL. Uma pena... Todo mundo reclama pelos corredores... Falta de aulas... Aulas fracas... Muitas não agregam nada... Professores tiranos (o pior é quando são sociólogos)... Falta de infra-estrutura... E parece brincadeira... Mas até professor que não “regula” bem das idéias a gente agüenta...
Ai acontece essa crise na FAFIL, todos dizem que é mais um “panelaço” da FAFIL... Mas na primeira oportunidade vão para casa ou para o bar e no fundo devem agradecer a algazarra que a FAFIL promoveu...
O professor entra na sala de aula e começa a “esclarecer” a posição da FAECO... Diz que são contra qualquer tipo de violência e blá blá blá...
Poxa! Que susto! Pensei que ele iria dizer que apoiava aquela coisa toda... Até porque sadismo já é demais não é?!
Mas diz que quanto a essa “história” de greve não vão aderir porque nem sabem greve de que a FAFIL está fazendo...
Achei que em uma faculdade e de alguns professores em especial, nunca ouviria nada desse nível de falsidade... Será que a FAECO não poderia querer entrar em greve por causa da palhaçada que acontece lá desde 2004?! E só posso dizer 2004 porque foi o ano que eu entrei...
Brigas por “poder”... Politicagem total dentro da administração que só prejudicou alunos... Que humilhou... Porque eu tenho certeza que umas das maiores humilhações que eu já passei na vida foi na faculdade... Falta de professores... Trocas constantes de professores sabe-se Deus porque... Professores que todos os anos (e isso sem exagero) são motivo de raiva, frustração, dependência por conta das aulas ridículas... Entra ano... Sai ano... E estou sempre vendo isso... Os mesmos professores as mesmas reclamações... Mas sei lá eu porque ninguém os tira de lá... É realmente... Não temos motivo para nos juntarmos aos “baderneiros” da FAFIL...
Ouvi na Assembléia que muitos na FAECO têm a faculdade paga pelas empresas... Sinceramente isso não é verdade... São poucas essas pessoas... Eu pago a minha faculdade... Desde a primeira mensalidade... E conheço tanta gente na mesma situação... Tem também aqueles que os pais pagam a faculdade... Poxa! Legal para eles... Acho até que é o correto... Sei lá... Mas isso para mim agora é indiferente... Não é uma questão só de valor monetário... Para mim é uma questão de valor moral...
O que eu não vi ninguém dizer até agora é que esse problema não é só nosso... FAFIL, FAECO, FAENG... Esse problema é um problema da sociedade como um todo...
Ouvi muitos dizerem já que querem que essa “MERDA se exploda”... Que está acabando o curso já e que quer mais que tudo aquilo se dane...
Realmente... Estou no quarto no... Nem acredito... Falta só praticamente dois meses para eu sair desse inferno... Nada egoísta esse pensamento né?!
E quanto as outras pessoas?! E quanto as pessoas que um dia irão sair do colégio e tentar entrar na faculdade assim como nós a 4, 3, 2, 1 ano atrás... Ah... Elas que se danem...
Azar delas né?! Acho que é isso que as pessoas pensam... Isso é muito triste... Muito mesmo...
Um certo professor disse que um dia poderia sair de lá da FSA o próximo presidente da república... Nunca pensei que ele pudesse ter tanta razão... Agora vendo o cenário da nossa política... Essa frase cabe perfeitamente...
Desculpem generalizar... Mas realmente... A FSA está formando Administradores de hipocrisia... Economistas de bom senso... Contadores de omissão... Precisa de mais no currículo para gerir um país?!
Peço desculpas a todos aqueles que estão lutando por condições melhores... FAFIL... FAENG... E a turma de Relações Internacionais da FAECO... Mas ontem quando fui para a faculdade, mal pude olhar na cara das pessoas que fazem parte da minha vida a pelo menos quatro anos... Não me conformo com esse comodismo... Mas percebo que estou sozinha... Minhas mais sinceras desculpas mesmo... E os meus mais sinceros parabéns... Obrigada... Por não serem egoístas e lutarem por todos nós... E infelizmente dizer que escrever esse texto é o máximo que eu poderei fazer para manifestar minha indignação...
Quando vemos os cursos que são cursados na FAFIL, é inevitável não pensarmos na figura de um professor... Então só gostaria de lembrar aos alunos da FAECO, porém e limitando ao máximo a formação dos alunos da FAFIL, que ninguém lá (e disso eu tenho certeza...) chegou à faculdade sem ter passado por uma sala de aula com professores de Física... Geografia... História... Letras... Matemática...
Mas azar o deles não é mesmo?! O que a FAECO tem com os problemas da FAFIL...

Jéssica – 4º ano de Economia

Unknown disse...

Até o prefeito de Santo André, João Avamileno, diz que está de saco cheio do reitor:

“Eu já falei com o reitor diversas vezes. Falei: reitor você tem que saber governar a fundação. Você não é só um reitor, tem questões administrativas, questão orçamentária, questão de cursos, questão de técnicos. Você tem que ser político, saber pregar a democracia, tem que ouvir as partes, tem que ouvir as pessoas. Ele não me obedeceu, então eu também já estou com o saco cheio.”

Leiam a matéria na integra no site do Diário:

http://setecidades.dgabc.com.br/materia.asp?materia=607089

Wandel disse...

Faltam pessoas como a Jessica na faeco!

Parabéns moça!

Vou pensar nisso que vc escreveu da próxima vez q eu for generalizar algo contra os idiotas da faeco!

Wandel - 5º ano, quimica

Anônimo disse...

concordava com isso quando começou o movimento, mas agora mostrando que não passa de coisas politicas sem lutas reais pela qualidade de ensino. A fafil com aquelas merdas de enventos culturais esta parecendo uma favela depois do katrina.
os que comandam o movimento serão candidatos para proxima eleição. A Edna ja encheu o cu de dinheiro com a fsa pq foi mandanda embora e voltou pra que ???? para continuar dando aulas mediocres??. Esses manés que lideram a greve entram na sala de aula falando "Vamos fuder a reitoria. Esse sera o tema do TCC de vcs, quem enganar mais alunos entra no meu partido".