quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Informações sobre a 1ª reunião da Comissão de Investigações – 12/11/07

A Comissão Foi Criada a partir de decisão da última Reunião do Conselho Diretor (05/11), sob a condição de ser retirado o processo aberto contra os alunos e professores pela reitoria.

Seguem abaixo os resultados obtidos na primeira reunião da Comissão de Investigações. É importante ressaltar a necessidade de pressão e presença do movimento tanto acompanhando as reuniões quanto aprimorando as reivindicações que os representantes discentes devam levar. Afinal eles estão na reunião para isso: levar a voz dos estudantes do movimento para a Comissão.

Presentes: Reitoria (todos) e Movimento (todos)
Mediador: Wander (PMSA)
Secretaria: Andréa (PROGRAD)
Centralização dos documentos trazidos pelos representantes : Vander

Encaminhamentos:

Próxima reunião; quarta-feira, 14/10, 19h.

1. Retirada do Processo contra professores e alunos na justiça. Prazo: 4ª feira. Caso não seja retirado, a comissão não continuará os trabalhos. Responsável: Wander (prefeitura)

2. - Formalização, através de portaria, da criação da Comissão com suas atribuições e com todos os membros ;

3. Professor efetivo em sala de aula no 1o dia, garantia de que não abandonará as aulas (orientação de ficar pelo menos até o final do semestre). Responsáveis: Diolino e Sonia, redigiram um comunicado solicitando aos coordenadores de colegiados e aos Conselhos de Faculdade que formulem propostas para isso– já que a autonomia para o processo de atribuição de aulas foi retomada, não podem baixar uma portaria com regras.

4. Abertura das contas para que as sub-comissões possam estudar a situação(dados 2006 e 2007), definição dos funcionários dos setorespara solicitarmos as informações, revisão das mensalidades, número mínimode alunos para abertura de sala, manutenção das turmas.

5. Garantia de manutenção dos cursos de graduação - independente do número mínimo de alunos - será discutida com mais documentos para embasamento. Responsabilidade: subcomissão paritária a ser formada - definições de nomes por cada parte até 4ª feira - 2 alunos (já eleitos), 2 professores e 2 da reitoria. Os representantes da reitoria colocaram que a questão não é abolir o número mínimo, mas talvez reduzi-lo.

6. Manutenção do Colégio - situação a ser definida em conjunto com a abertura das contas da Instituição. Três questões:
a) em 2008, deverão ser mantidas três salas 3as séries.
b) Abertura de uma turma de 1ª série, com qualquer número
c) Possibilidade de aceitar as transferências de alunos para o 2 ano em 2008.

7. Garantia de adequação do uso de Laboratório e biblioteca de acordo com as normas. Solicitar as normas de laboratórios (como número máximo de alunos) e uso da biblioteca (ex: quantidade de livros da bibliografia básica exigida) para os coordenadores (Foi elaborado um comunicado da comissão solicitando as informações - Sonia e Diolino).

8. Reestruturação dos laboratórios (compra de equipamentos, materiais, etc)Será discutido junto ao estudo financeiro, pois demanda gastos. AQUI OS REPRESENTANTES DISCENTES PRECISAM DA AJUDA DOS COLEGAS DOS CURSOS ENVOLVIDOS: QUAIS AS NECESSIDADES DE EQUIPAMENTO, MATERIAL, PROVIDÊNCIAS PARA A REESTRUTURAÇÃO DOS MESMOS ( SISTEMAS, BIO, QUÍMICA, FÍSICA, ENGENHARIAS, ETC)


9. Punições / Sindicâncias:
- Caso estudante do Eduardo de Química, sobre o rompimento de contrato de estágio encarado pelos representantes do movimento como retaliação. Será chamada a diretora do Colégio na reunião de quarta para prestar esclarecimentos (será ouvida a outra parte)
- Caso do estudante Fabio de História: / Convênio com o Canadá do qual fazia parte foi rompido, sua matrícula foi interrompida. Quer que seja reconhecido pela instituição que o ano de 2006 foi cursado, para que possa se matricular no ano seguinte – seu caso está sob processo judicial. Será levantado o processo do aluno e feito o levantamento de sua situação acadêmica para quarta-feira.
Caso do Sr Jaime da Secretaria: questionamento do motivo de seu afastamento, exigência de apresentação do processo dele e todas as demais sindicâncias e sua situação atual, pois isso não tem sido divulgado nem para as pessoas afetadas. Serão apresentadas todas as sindicâncias, suas respectivas portarias e apresentação de sua situação atual – para quarta

10. Apuração dos casos de faltas (ou algum outro tipo de retaliação) durante a greve para garantir que nenhum aluno seja prejudicado. Responsáveis: Thaís e Dalmo

11. Retomada do Projeto SAL - Diolino conversará com Reitor e Paulo Stella sobre a retomada do Convênio, rompido por falhas da reitoria, e trará posição na 4ª feira.

12. Vestibular - comissão de concursos e vestibular foi ouvida por dois professores do movimento que trarão informações para a reuniào de 4ªfeira. Situação 2006, 2007 e situação atual. (representantes dos professores e da reitoria)12. Creche - necessidade de discussão de projeto - médio prazo. Levantamento projeto formulado pelos alunos de administração. 13. Definição de local para os trabalhos da comissão com equipamentos necessários (mesas, computador...os documentos não podem sair da FSA)

22 comentários:

Unknown disse...

Jah non me importa mais essa luta...

estou decepcionado...

Saudações Acadêmicas de Decepção e Despedida,
Juão

Unknown disse...

Um último post...

Por conta do REINALDO o MOVIMENTO é visto como palhaçada...

Um cara está acabando com um movimento muito maior...

Alguém tem q fazer alguma coisa!

REINALDO é FANFARÃO!

REINALDO é "MULEQUE"!

O MOVIMENTO não merece o REINALDO!

REINALDO, PEDE PARA SAIR! PEDE PARA SAIR! (clap) PEDE PARA SAIR! (clap) PEDE AGORA! (clap) PEDE! PEDE (clap)

VOCÊ É O NÚMERO UM! E SABE POR QUÊ!? (clap) VAI SER O PRIMEIRO A DESISTIR!

PEDE PARA SAIR!(clap) PEDE PARA SAIR! PEDE! PEDE! PEDE AGORA! (clap)

Thiago disse...

É PRECISO AGILIZAR A CRECHE PRA POR O REINALDO LÁ DENTRO.

Bar do Augusto disse...

"Você traiu o Movimento Punk, véio!"
Dado Dolabella para Reinaldo

"SOME DAQUI! SOME DAQUI!"
João Gordo para Reinaldo

Bar do Augusto disse...

Amicos, benvenuto.

Após, ler a Bíblia do post atual dos Bebês de Sistemas hoje, tive por curiosidade de procurar o grupo do DA Honestino Guimarães. Encontrei ele no Yahoo, sem dificuldades. Sem tardar comecei a olhar as mensagens lá postadas e, somente o bambino metido a enforcar figuras políticas, Reinaldo, que está nessa briga de difamação dos bebês de Sistemas.

Forse seja por isso que todos estão contra ele, ele non fala mais nas Assembléias, pois é o único mané que ataca os outros de forma desleais.

Saluti.

Furlan disse...

Salve, amigos da FSA!
Estive lendo as últimas postagens, e fico feliz em saber que o movimento não tenha perdido sua força após os variados acontecimentos das últimas semanas (dos quais eu não estava a par). Lendo os comentários da última postagem, vi também o que parece ser o início de um entendimento entre os membros do movimento e parte dos alunos que não o aderiram. Isto me parece um ponto muito positivo, é importante que toda a comunidade acadêmica participe das discussões dos assuntos que a envolvem, e mesmo que haja divergências ideológicas, busquem juntos algo próximo do ideal de ambos.
Espero que o movimento de vocês continue caminhando com força e sempre no rumo certo.
Um abraço,
Rafael Furlan
Geografia - Unesp de Ourinhos.

Unknown disse...

Na moral...apoio o movimento, coisa e tal. Mas estudo na USP e conheço a maioria dos professores citados e eu duvido que eles tenham manifestado apoio a vcs. Nao pq nao concordariam...simplesmente duvido que eles tenham se manifestado. Esse tipo d einformaçao desmoraliza..

Unknown disse...

Senhorita Carolina_pekny, por favos cite os nomes da lista de professores que apoiam o movimento e você disse q duvida e tal, para q o nosso movimento de alunos e professores da F$A encaminhe a você as cartas, os e-mail de apoio a nossa LUTA!!!

Obrigada

Vinicius disse...

Ó galera, li algumas coisas sobre o que se está comentando, vou escrever só um pouco. Começo com a carta do Antonio: ele desabafa sobre o movimento e o mal-entendido das salas. Movimento se faz de ações. Alguns alunos acham que as nossas foram erradas e eu aceito como opinião, já que algumas foram explicadas por alunos, mesmo que de forma meio sarcástica, antes. Será que a 'ordem' de mudança de salas veio mesmo de cima pra baixo? Não estudo à noite, nem sei quando foi que remanejaram as salas. Tá, tudo bem, mas cobrar participação na disposiçao dessa maneira, usando letra maiúscula e falando num coletivo de que a maioria nem participava é muita insensatez. O cidadão "a" planta uma árvore e deixa o vaso no sol, regando-o adequadamente todo dia; o "b", baseado em informações incorretas, tira o vaso do sol e não deixa ninguém regar a planta. Depois que ela dá uns frutos meio secos, o "b" fica rindo do tamanhico das frutas MAS EXIGE UM PEDAÇO DA PARTE QUE NÃO ESTÁ ESTRAGADA. Isso é muita insensatez.
Assim como vacilou sr. Antonio, sr. Reinaldo também, porque 'legalmente' não pode provar o que alegou. Galera, acho que a intifada (guerra de pedrinhas) já deu o que tinha que dar. Que tal trocarmos uma idéia de verdade? Acho que há condições, a comissão está dinamizando muitas discussões. Falou!

Vinicius disse...

E a maíra falou tudo. O documento assinado por estes professores está aqui no blog, e ele não inclui axiomas marxistas, só um manifesto contra a presença da pm nos campi e contra a truculência da qual se utilizaram os safados da lei. Só. Acho que até o papa assinaria isso aí ; )

Antonio Sena disse...

Vinícius,
O problema talvez seja porque você não me conhece e eu não o conheço. O pessoal do grupo do DAHG me conhece já a um bom tempo e sabe que não sou do tipo de fazer críticas vazias, mas sempre apresentei sugestões quando percebia um problema. Sempre busquei diálogo. Graças ao meu esforço e de meus colegas que comigo foram difamados nosso curso se mobilizou, fato que jamais ocorrera. Ocorreram falhas de comunicação dos dois lados, e creio que o movimento também enfrentou o problema que enfrentamos – o de controlar a massa quando esta se sente provocada. Superado o problema, houveram tentativas de reaproximação, não de minha parte, mas de outros de BSI – pois eu já estava desgastado.
O que me deixou indignado e foi por isto que redigi o e-mail foi que simplesmente ignoram meu curso. A coordenadora de curso não faz nada por nós, e não vemos interesse no movimento em nos ajudar ou até mesmo em nos reincorporar à luta, fatos estes que ficaram claros com as reuniões para distribuição das salas: a coordenadora do curso não negocia com o movimento (prefere que os alunos se matem) e o movimento não nos avisa da reunião e decide à revelia nossa. Por estes motivos, desanimei da FSA e resolvi desabafar com aquele texto. Fui irônico sim, você mesmo já usou de ironia para chamar a atenção para um diálogo mais sério aqui no blog e conseguiu. Às vezes a ironia surte mais efeito do que apelos formais (como os que vinha fazendo).
Quanto à fábula da planta, creio que talvez não se aplica ao nosso caso. Sugiro que leia com atenção o blog de Sistemas (mas os posts mais antigos), ou até converse com alguns estudantes do curso – que souberem levar um diálogo respeitoso como o que você vem promovendo aqui – e poderá ver o que realmente ocorre com a mobilização do curso.
Parabéns pela iniciativa de promover o diálogo inteligente aqui. Acho que não é pra trocar farpas e frases de efeito infantis que o blog foi criado, mas pra abrir espaço para as idéias e facilitar a discussão.
Atenciosamente.
Antonio Sena

Vinicius disse...

Agora entendi melhor, Antônio. Ainda não tinha lido o blog todo porque achei que fosse só piada, como os comentários que ANTES estavam rolando. Engano meu, apesar de parecer tendencioso em muitos posts, tem informação séria também. Confesso que eu também já fiz um comentário-desabafo numa assembléia do matutino. E já que você está embasando bem, vamos pensar em soluções pros problemas. Quanto à coordenadora do curso: será que não dá pra trocá-la? (sem piada, é sério)será que precisaríamos de um consun ou conselho diretor ? Ou uma simples reunião de colegiado bastaria? Como ela está politicamente (tem o apoio dos outros professores?)? E os alunos?
Quanto ao movimento (não falo em nome dele, mas como uma das vozes dele, que cada um tem igual), acho que seria questão de colocar isso tudo racionalmente, assumir cada lado sua parcela VERDADEIRA de culpa e tentar achar a melhor saída para ambos. Para mim, todos ganhariam com esse 'papo'. no período matutino, biologia e as ciências naturais preferiram permanecer no anexo, resolveu-se na conversa. Valeu Antônio e os que lêem, até logo.

Antonio Sena disse...

Vinícius
O blog não tem a intenção de ser tendencioso. Se você observar, estamos (digo “estamos” pois sou da equipe do Blog) publicando os dois lados da história. Sabemos que existem distorções dos dois lados e tentamos ser imparciais.
Com relação à coordenadora de curso, é quase unânime entre os estudantes do curso a insatisfação com ela; até alguns professores também já se manifestaram desfavoráveis à ela. Como membro discente do colegiado, já tentei ‘n’ vezes solicitar uma convocação do colegiado para tratarmos deste assunto, porém ela não convoca, já que o colegiado, ao que parece, é o órgão que possui autonomia para escolher o coordenador.
O que me desanimou foi justamente isso: assumo que nós de BSI somos totalmente inexperientes na condução de movimentos desta amplitude. Mesmo quando conseguimos nos organizar, a abordagem para o pessoal do curso é diferente, e talvez faltou isso: entendermos a abordagem do movimento e o movimento entender a nossa. Faltou diálogo, respeito pelas posições de ambos os lados (e isso rendeu muitos posts no blog de BSI).
Creio que fiz todo o possível e cheguei ao meu limite. Espero que outras pessoas de bom senso saibam reconduzir o diálogo de maneira coerente e responsável, pois eu, diante das muitas decepções que tive, ficaria sempre com reservas, desconfiado, e isso prejudicaria a aproximação dos dois lados.
Já quanto ao problema das salas, pelo menos pra minha sala não é mais problema, pois já não teremos mais aulas este ano.
E quanto às falsas acusações que recebi, postamos no blog para que todos possam perceber que quem tem/exerce uma certa liderança sobre os demais deve ponderar sempre se vai usar seu potencial para a aproximação dos estudantes ou para a divisão. Incitar a violência, com frases mentirosas, vai afastar. Dialogar, mesmo não concordando, mas respeitando a opinião do outro vai aproximar.
Espero que os últimos acontecimentos não tenham quebrado o espaço para o diálogo entre os estudantes!
Abraços.
Antonio Sena

Unknown disse...

Estava lendo as propostas de reivindicações, e somente através do blog, pude entender qual o motivo da luta.Quero experessar que concordo com muitas delas, e digo mais, estas são de interesse de todos.O fato de eu não ter me posicionado em favor do movimento, foi simplesmente pelo fato de estar tentando entender qual era o verdadeiro motivo da luta.Assim como eu, muitos alunos tb estão tentando enteder, podem ter certeza disso.Estas propostas deveriam ter sido levadas em sala de aula, e explicadas de forma clara para os alunos, para que fizéssemos um abaixo assinado,e mediante este em mãos, providências poderiam ter sido tomadas de forma menos desgastantes, como esta que está ocorrendo.Outra coisa que me deixa triste, é algo que eu considero extremamente desagradável, é o fato de alunos que estão engajados no movimento, ficarem agredindo colegas.Como por exemplo, nos chamando de alienados, que estamos loucos pelo diploma, pegam o microfone nas assembléias para agredir com palvras, em vez de agregar.Além do mais, existem pessoas que optam pelos cinco minutos de fama, dizendo palvrinhas bonitas e todos aplaudem...Eu sei que o movimento não depende de mim, para prosseguir,como eu tb não dpendo do movimento para estudar, mesmo pq, posso muito bem trancar minha matrícula e me transferir para outra Instituição, mas em toda luta, é preciso saber agregar e não espalhar.Será que não é hora de fazer um movimento consciente?Parar com ofensas, e esclarecer o motivo real da luta?Pq se estas propostas forem verdadeiras, eu entro nesta causa, não só eu, mas como muitos outros colegas, podem ter certeza disso.Agora, se o ato for politicagem, aí é grave né.Revolução, é a capacidade de convencer as pessoas, de que a minha idéia ou proposta, vai ser melhor para todos.Mas para fazer isso, é preciso fazê-lo com postura, firmeza e com credibilidade.Chega de ofender colegas, afinal estamos em um país o qual defende a democracia.Cada um tem direito de optar em fazer ou não.Gostaria que alguém que está à frente do movimento pudesse parar um pouquinho e refletir sobre isso.Se a proposta é lutar para uma qualidade de ensino melhor, por abertura de salas independente de numeros de alunos, e outras mais, vamos passar isso de forma clara e transparente para os alunos.
Estou à disposição.
Ah, não sou alienada como disse a Profª.Marta na 4ª feira passada, analiso toda e qualquer situação antes de comprar uma briga.
Abraços.
Bene.
3º Ano Ciencias Socias.

Vinicius disse...

Oi Bene, vi o seu comentário agora, apesar de ter sido escrito ontem. Para entender como a lógica se aplica aqui, pensemos como o 'outro lado'. Farei umas citações pra tentar mostrar como vejo a situação.

bene disse... "O fato de eu não ter me posicionado em favor do movimento, foi simplesmente pelo fato de estar tentando entender qual era o verdadeiro motivo da luta".

A pergunta que deixa todo mundo ressentido (e conseqüentemente mais irritado)é: você ficou esses 56 dias tentando entender o que acontecia? Só deu certo agora? O aluno que diz que o rumo da luta não estava claro está dando uma justificativa muito pouco convincente (pra mim, claro),e ainda está passando a 'culpa' para o movimento (se a pessoa não ficou sabendo, subentende-se que houve falhas na 'comunicação'). Não é bem assim. Para as pessoas que iam à universidade havia plenas condições de descobrir o que acontecia, pois o endereço deste blog estava 'rabiscado' em vários lugares, havia matérias de jornal coladas no vidro do corredorzinho da sala dos professores etc etc etc, sem contar a possibilidade de perguntar pra qualquer um (eu expliquei os caminhos e desdobramentos umas 12308102381238132 vezes, com muito prazer, porque depois eu via a galera por lá).

bene disse..."Estas propostas deveriam ter sido levadas em sala de aula, e explicadas de forma clara para os alunos, para que fizéssemos um abaixo assinado,e mediante este em mãos, providências poderiam ter sido tomadas de forma menos desgastantes, como esta que está ocorrendo."

Poxa, legal, mas como nós deveríamos ter adivinhado o que você propôs? E mais: acho que estávamos em greve, não tinha 'sala de aula' ; )

bene disse... "Será que não é hora de fazer um movimento consciente?"

Pra isso só falta você! Um movimento consciente é o que nós queríamos desde o começo, mas em qualquer lugar é assim, tem provocações e discussões bobinhas, gente brigando etc (não estão vendo a frança em greve? várias brigas de sindicatos etc), além do desgaste de todos os lados, inevitável. Como você faz sociais, deve saber bem disto ( tem matérias tipo movimentos sociais, que devem contemplar muitas coisas do que aconteceu etc); e como você disse, democracia, você pode sim se posicionar, e isso é o mais importante. Acho que valeu mais o pessoal que se colocou contra a greve e discutiu numa boa do que aquele que ficou em casa, 'formando uma opinião'. Veja bem, não é uma 'comida de toco' (quem sou eu, um pobre, pra brigar com alguém), mas as pessoas não foram formar opinião; isso é o que irrita as pessoas engajadas.

bene disse..."Gostaria que alguém que está à frente do movimento pudesse parar um pouquinho e refletir sobre isso."

À frente do movimento eu não sei se tem gente não. Parece que ele é autônomo e a-hierárquico, sem líderes etc. Tudo se decide pela maioria e qualquer proposta é votada (a maioria; não podemos esperar uma segunda-feira pra decidir o que faremos com o problema que apareceu sábado, principalmente na época da ocupação). Os alunos na comissão de negociação foram eleitos, a mesa da assembléia é sempre eleita etcetcetc.

bene disse..."Ah, não sou alienada como disse a Profª.Marta na 4ª feira passada, analiso toda e qualquer situação antes de comprar uma briga."

Interessante, porém uma boa parte da briga já aconteceu e sua força poderia ter ajudado um dos lados. Infelizmente sua não-força ajudou a situação. Tudo bem, talvez ainda dê tempo; integre-se, garanto que será bem-vinda, e teria um grande prazer em conversar com você e quem mais quiser, numa boa, sem agressões (eu deixei esses sentimentos inúteis enterrados, na última festa na quadra, por sinal MARAVILHOSAAAAA)
Bene, peço perdão se pareceu meio chato ler isto, mas é sincero, e acho que mantive o respeito até o fim. Te vejo na festa hoje? Até lá!

Vinicius disse...

SÓ PRA RELEMBRAR: FESTA HOJE, COM BANDAS, CALDO VERDE E CALDO DE FEIJÃO 'DISGRATIS', ALÉM DA GALERA DA FSA, A MAIS LEGAL! NA ÚLTIMA FESTA CONVERSEI COM UM MONTE DE GENTE DA FAECO, INTERESSANTE, DÁ PRA TROCAR INFORMÇÕES ETC. ATÉ LÁ!

Unknown disse...

Para Vinícius...
Não meu caro, eu não passei 56 dias em casa vendo tv não.Pelo contrário, ia todos os dias à faculdade, e além do mais, estava informada de algumas coisas que desconhecia, por alguns dos professores.E quando eu digo tentando enteder, significa que a propost inicial foi boa, mas eu não tenho visto nas assembléias alguém insistindo nas reivindicações, o povo só sabe gritar fora Odair, e vc sabe disso melhor que eu..Tentan do entender pq, o que se dizia prioridade de luta por qualidade de ensino,foi ocupado com o nome de Odair, ele vai sair, o dia dele vai chegar...
Sei o que acontece em movimentos sim.
E quanto às suas observações, isso não me chateia nem um pouco, afinal de contas temos liberdade de expressão não é mesmo, e não escrevi nada para agradar ou desagradar alguém...Apenas escrevi minha opinião.
Como vc mesmo disse, a assembléia é autônoma e não há necessidade de representantes etc...Mas eu estava lá, qd foi votado a proposta da volta as aulas em estado de greve, pq houve uma votação, mas infelizmente, não estão respeitando o direito da maioria que aderiram voltar as aulas mesmo sendo em estado de greve.Todos os dia acontece algo, onde o movimento sai apitando, tocando tambor e etc...sen do que a proposta foi, 2x por semana as aulas seriam interrompidas para passar informes e etc...
E isso não está acontecendo...Independente de o movimento estar a favor ou contra esta proposta, ela foi votada e deveria ser respeitada.Um exemplo: o que foi aquela gritaria na 4ª feira?
E quanto a me conhecer para batermos um papo, estou à disposição...Quem sabe vc consegue me convencer com argumentos que talvez eu não saiba, além dos que já sei....
E quanto a reflexão....saiba que esta é importante em qualquer situação na vida do ser humano.
Um grande abraço.
Bene

Agostinho Carrara disse...

Existem pessoas ali que não entendem nada. Se eles fossem "FIÉIS" ao que "pregam" em Assembléias, teriam investindo contra os professores realizando batucadas e etc nas salas dos mesmos!

Não foi assim que fizeram com Letras, Sistemas, etc?


Pfft....

Por isso que falo que existem pessoas que devem se retirar do Movimento e outras aparecerem mais por sua qualidade e diplomacia em diversas questões!


Bruno - Representante 4ºB
Um dos acusados de "vendido à Reitoria"...

Ocupação UFU disse...

No dia 14 de novembro o DCE – UFU “Atitude – O impossível é dever de todos”, em conjunto com diversos estudantes realizou um ato contra a implementação do REUNI.
Este ato aconteceu no Campus Pontal, uma expansão da Universidade Federal de Uberlândia realizada em 2006, que simboliza a precariedade na qual se encontra a Universidade Pública. Aproximadamente 60 estudantes participaram do ato, um número considerável levando-se em consideração a quantidade reduzida de estudantes neste campus e a grande apatia que o DCE tem encontrado no meio estudantil.
O ato teve inicio as 10 horas no interior do campus, sendo que os estudantes marcharam até a sede administrativa da UFU(FACIP), que fica próxima ao campus. Lá chegando os estudantes ocuparam a FACIP e apresentaram sua pauta de reivindicações aos responsáveis pela negociação.
Sendo a pauta:

.NÃO AO REUNI NA UFU;

.Implementação do Restaurante Universitário, Moradia Estudantil e Centro de convivência no plano diretor do Campus Pontal;

.Garantia de quando as obras para ampliação da biblioteca começarão e data da entrega garantida dos livros no campus pontal (todos os que já foram solicitados e adquiridos),

.Xerox a 0,07 centavos para os estudantes, não á exploração dos 0,10 centavos!!!!

.Regulamentação e pagamento retroativo das bolsas moradia e alimentação e ampliação das mesmas;

.Inclusão do campus pontal no estatuto e regimento geral da UFU;

.Espaço para promoção de atividades estudantis;

Após diversas negociações, foram atendidos alguns pontos, assim os estudantes presentes decidiram em assembléia manter a FACIP ocupada até que a reitoria se disponobilize para debater todos os pontos da revindicação. Os técnicos administrativos presentes se recusavam a sair, sendo que o prefeito de campus solicitou a presença da segurança privada do prédio. Após intensas negociações com a segurança publica da UFU, todos se retiraram do prédio sendo assim acionada a policia militar que lavrou um B.O. Assim, nós estudantes da UFU e componentes do DCE, informamos que em mais uma universidade se constrói a brava resistência ao REUNI e a todas as sórdidas formas de sucateamento.

Pedimos que as entidades elaborem moções de apoio.
Mandem por e-mail para ocupacaoufu@yahoo.com. br.
www.ocupacaoufu.blogspot.com
À luta!!!

DCE UFU gestão 2007 Atitude:O impossível é dever de todos.

Ocupação UFU disse...

Forca na luta sempre companheiros!!!!

www.ocupacaoufu.blogspot.com

Bar do Augusto disse...

Amicos, boa tarde!

Cade a "CPI de Sistemas"? Passouo feriado e nada, esse Reinaldo é mole demais.



Saluti

Vinicius disse...

Poxa, esperava você pra festa, bene. Tudo bem, não deu. Ó, seu comentário agora foi legal; o ponto do estado de greve, infelizmente, não posso responder, porque voltei às minhas aulas de manhã, nem estou aparecendo à noite ( e no período em que estudo está tudo normal). Fora odair também é uma questão de qualidade de ensino, e é importante que isto fique claro; seguem dois exemplos: nossos colegiados estão com orçamentos limitadíssimos (por isso não há verbas pra semanas de cursos etc), os monitores começaram os trabalhos no 2º semestre porque NÃO liberaram as monitorias antes disto. Esses dois 'poréns' já começam a explicar como a qualidade do ensino e do conhecimento criado é comprometida administrativamente. Imagine no ano passado, na época da famosa 'congregação', a pressão que houve para que os cursos se adequassem às exigências toscas da reitoria. Tiraram as aulas dos sábados no meu. Prejudicou a qualidade e a culpa é do odair, do paulo césar rosa, do diolino, de todos estes safados. Eu quero a 'cabeça' de todos eles, pra depois brigar (acho que vai ser unânime, nem vai ter briga) pela volta das aulas aos sábados, mais palestras transdisciplinares etc.
Enfim, tem muita coisa que não coloquei aqui, um pensamento é umas 10 mil vezes mais rápido que o melhor digitador do mundo. Caso queira mesmo conversar (eu estou 100% diposto), é só marcar, essa semana posso ir à noite, ver como estão as coisas etc. Até, aguardo sua resposta.